CRIANÇAS E A POSTURA CORPORAL

Se seu filho reclama de dores pelo corpo, pés, joelhos, lombar, costas e até olhos e mandíbula, principalmente após atividades físicas, se tem a pisada pronada ou supinada (gastando um lado dos calçados mais que o outro), é essencial que faça uma avaliação de sua postura, pois esse pode ser o motivo das dores e inconveniências que tendem a se agravar com o tempo.

Agora você pode estar se perguntando, como vou conseguir disciplinar uma criança para corrigir a sua postura. Existe uma técnica chamada podoposturologia, que pode corrigir a postura do seu filho apenas com o uso de palmilhas personalidades. A má postura reflete na maneira como as pessoas pisam e vice-versa, assim podemos mudar a postura de uma pessoa através da correção e nivelamento da sua pisada.

A má postura e a pisada errada vem da infância e está é uma ótima idade para corrigi-las. Evitando assim, complicações futuras como artrose, escoliose e hérnia de disco. Alterações congênitas nos pés como calcâneo valgo ou varo são comuns no ser humano, quanto antes identificarmos melhor.

Não existe restrição para o uso dessas palmilhas e o quanto antes descobrir melhor, se a criança anda, já pode usar. É claro que adultos e idosos também podem tratar.

CORREÇÃO

O tratamento com as palmilhas coloca o corpo nos eixos e otimiza o desempenho da atividade física com o menor número de lesões possíveis. Isso proporciona ao praticante uma atividade sem dor, diminui o desgaste de articulações e musculaturas e ainda evita contusões e artrose no futuro. Com estudo realizado caso a caso, as palmilhas podem ser usadas por adultos, crianças, idosos e atletas em qualquer tipo de calçado (inclusive tênis de corrida, sandálias e sapatos de salto para o dia a dia).

 

PROTEÇÃO

Resultados quase imediatos, pois, ao ficarmos em pé, podemos sentir o corpo estabilizando, pois o equilíbrio se inicia pelos pés. O que a podoposturologia faz é orientar o centro gravitacional, ajustando os estímulos neurológicos para esta nova posição. É importante salientar que a ocorrência de dores físicas nos pés, joelhos, quadris e coluna podem ter origem na má postura e também a maneira da sua pisada. A avaliação de um fisioterapeuta pode ser a solução. Neste caso a técnica da podoposturologia, onde a postura pode ser corrigida com o uso de palmilhas personalizadas, é bem indicada tanto para a reeducação postural como para a correção dos tipos de pisada.

Alívio

As palmilhas posturais e mecânicas são confeccionadas com elementos de EVA (etilvenilacetato) que funcionam como pontos de redistribuição, com estruturas de borracha diferenciadas no seu formato e densidade em determinadas áreas da superfície plantar – tudo planejado e definido pela avaliação baropodométrica e postural. Estes elementos fornecem informações inconscientes ao sistema nervoso e, como resposta, o corpo produz um reequilíbrio postural através das reações reflexas tônicas musculares, corrigindo as assimetrias. “As correções posturais utilizando receptores plantares são baseadas na localização da superfície plantar e na densidade dos elementos. A avaliação cuidadosa permite constatar a eficácia imediata da correção das assimetrias posturais, principalmente na coluna. 

× Podemos lhe ajudar?